O Porquê…

Viva a todos.

A Geologia é uma área que tem crescido no Instituto Educativo do Juncal. Desde as inúmeras saídas de campo já realizadas aos artigos publicados no Congresso de Jovens Geocientistas esta é uma disciplina geodinâmica que suscita grande interesse na comunidade educativa. A idéia de construir este blog surge com o objectivo de publicar os trabalhos de investigação produzidos pelos alunos desta escola de modo a torná-los acessíveis a todos. Além disso, é uma maneira de dar conhecer as experiências do Instituto e de divulgar o património geológico, biológico, cultural e social da região a que pertencemos.

Com a publicação dos trabalhos queremos receber contributos e críticas aos nossos artigos para que possamos crescer como jovens cientistas.

O nome deste blog é Mesozóico. A Era Mesozóica representa uma passagem da História da Terra de 251 milhões de anos aos 65 milhões de anos atrás. Mesozóico significa vida (-zóico) intermédia (meso-) Sumariamente, na Era Mesozóica o supercontinente Pangea começa a fragmentar-se e a separar-se, evoluindo até aos actuais continentes. Esta foi uma era onde dominaram répteis como os dinossauros, pterossauros e plesiossauros. Durante o Mesozóico estes animais conquistaram a Terra e desapareceram mais tarde de forma misteriosa, sendo a causa mais provável a colisão da terra com meteorito, sendo estimada como a segunda maior extinção em massa da terra. Nos mares, os cefalópodes, do grupo dos Amonites (semelhantes aos actuais Nautilus), eram abundantes. Surgiram os peixes teleósteos, as primeiras aves (criaturas exóticas dotadas, no início, de dentes e de cauda), os primeiros mamíferos, as primeiras plantas do grupo dos Angiospérmicas.

Finalmente, adoptámos este nome porque toda a região de estudo é caracterizada por terrenos desta Era (também encontramos terrenos de uma era posterior – Cenozóico) e todos os artigos, trabalhos e acções desenvolvidas no Instituto Educativo do Juncal, salvo raras excepções, centram-se neste período da História da Terra.

A todos os que nos visitam o nosso obrigado.

A todos os que nos adicionam aos “Favoritos” os nossos PARABÉNS pelo vosso bom gosto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: