São Bartolomeu: Porquê Geomonumento?

Santos, C.; Coelho, C.; Marques, F.; Pires, D.; Santos, F.; Xavier, P.

Palavras-chave: Ascensão magmática; Erosão; Biodiversidade; Geomonumento.

A região que envolve a Nazaré apresenta características geomorfológicas complexas, que em muito contribuíram para a formação de um ambiente natural paisagístico bastante rico e diversificado. A região em estudo situa-se no litoral centro, no distrito de Leiria, a Este da povoação da Nazaré. As coordenadas geográficas deste geomonumento são as seguintes: 39º 35’ 34,32’’ N e 9º 03’ 06,23’’ O. O monte de S. Brás / S. Bartolomeu está situado a Este da Nazaré, classificado desde 1979, como Geomonumento, pela sua flora endémica, tipicamente mediterrânica, pela sua geologia de origem ígnea que aqui emerge de uma maneira espectacular, e pelo seu inegável valor paisagístico, sem esquecer o interesse histórico, pelas ligações à lenda da imagem da Nossa Senhora da Nazaré (Fig.1 e 2). O monte de São Brás é acompanhado por outros dois montes mais pequenos. Resulta de uma ascensão magmática, datada do Cretácico superior, que originou um gabro sub-ofítico de grão médio que se formou a alguma profundidade e que se tornou aflorante por erosão das rochas envolventes, ao longo do tempo. À semelhança de outras estruturas ígneas que ocorrem nas áreas diapíricas da Bacia Lusitânia, estes domos eruptivos ter-se-ão estabelecido, aproveitando uma fractura que se prolonga pelo diapiro das Caldas da Rainha desde Leiria até à zona de Óbidos (Fig. 3 e 4). Em amostra de mão a rocha apresenta um grão fino, compacta, de cor verde-escura com ligeira tonalidade acinzentada. O granulado é bem visível à lupa e distinguem-se os minerais félsicos dos máficos. Frequentemente ressaltam pequenos cubos de pirite.

Actualmente o monte de São Brás é rodeado por areias dunares e o extenso pinhal de Leiria sendo considerado, por isso, uma “ilha” de flora mediterrânica endémica, que se destaca do pinhal bravo dominante na região. As duas encostas do monte são bem distintas e os 32ha que constituem a área classificada oferecem a inesperada diversidade de cerca de 150 tipos de plantas vasculares (dos quais 15 são endemismos ibéricos). A encosta Este, mais abrigada, permite o desenvolvimento de maior quantidade e diversidade de vegetação, que atinge dimensões superiores àquelas que se verificam na encosta Oeste, mais exposta a vento e a calor mais intensos. Entre as espécies vegetais predominantes encontram-se o carrasco, o medronheiro e o aderno. Na avifauna pode admirar-se o Peneireiro e a Águia de Asa Redonda. (Fig. 5 e 6)

No cume, a 156 metros de altitude, acessível por escadas, a grandiosidade do panorama surpreende e encanta. Aqui se encontra a guarita do vigia florestal e uma pequena capela local, de uma secular romaria a S. Brás, realizada anualmente em Fevereiro, festa profano-religiosa, que marca o inicio dos festejos de Carnaval.

Legendas das figuras:

Figura 1-Monte de S. Brás
Figura 2-Extracto da carta geológica de Alcobaça 25-B
Figura 3-Vista aérea do Monte de S. Brás
Figura 4 -Paisagem envolvente do monte de S. Brás (Oeste)
Figura 5-Vegetação, vertente Este
Figura 6- Paisagem envolvente do monte de S. Brás (Norte).

Bibliografia:

FRANÇA, J. & ZBYSZEWSKI, G. (1963) Noticia Explicativa da folha 26-B – Alcobaça, da Carta Geológica de Portugal na escala de 1/50 000. Serviços Geológicos de Portugal. 51 p. Lisboa.
http://www.nazare.oestedigital.pt/
http://regiaodanazare.com/
Google Earth

Anúncios
Comments
One Response to “São Bartolomeu: Porquê Geomonumento?”
Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Santos, C.; Coelho, C.; Marques, F.; Pires, D.; Santos, F.; Xavier, P. (2008) São Bartolomeu: Porqu… Instituto Educativo do […]



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: