Protecção do Sistema Dunar – As Populações de Camarinha (Corema album)

Malhado, A.; Calado,D.; Carreira,J.; Nascimento, P.; Conceição,P.

Palavras-chave: Factores Edafo-climáticos, Camarinha (Corema album), Sistemas Dunares, Península Ibérica, Amostragem.

Sendo a camarinha (Corema album) uma planta que se distribui em sistemas dunares, endémica em Portugal, o trabalho tem como principal objectivo identificar os factores edafo-climáticos específicos associados à distribuição desta espécie. Realizou-se uma saída de campo para efectuar uma amostragem de alguns indivíduos. Também se analisou a importância da protecção dos sistemas dunares, fundamental para o controlo do recuo da linha de costa e para a manutenção de uma biodiversidade com características únicas.

A camarinha (Corema album) é essencial para a integridade dos sistemas dunares costeiros da Península Ibérica, pois o seu porte arbustivo permite proteger as dunas da erosão. Contudo, a sua população tem sido seriamente ameaçada, sendo apontados como principais factores: a introdução da acácia, que se tornou uma espécie invasora e perturbou o equilíbrio dos ecossistemas; a pressão urbanística da faixa litoral; e a diminuição da população de coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) e de algumas aves, importantes dispersores das suas sementes.

As plantas são rasteiras, não ultrapassando 1m de altura, mas podendo alcançar vários metros de extensão lateral, e encontram-se bem adaptadas à mobilidade dos sistemas dunares costeiros, graças à capacidade de crescimento lateral por expansão de talos horizontais mais ou menos subterrâneos. São plantas dióicas (apresentando sexos separados), em que os indivíduos do sexo feminino possuem frutos brancos e carnudos, que representam uma fonte de alimento para os organismos que habitam nos sistemas dunares, e que o ser humano tem utilizado em culinária e medicina.

Após a realização do trabalho conclui-se que a preservação dos sistemas dunares é fundamental para o controlo da erosão costeira, o que implica a conservação de uma biodiversidade sujeita a factores muito específicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bibliografia:

Barradas, M. C. D.; Clavijo, A.; Zunzunegui, M., Ain-Lhout, F.; Novo, F.G. & Correia, O. – Ecossistemas Peninsulares.
Calvino-Cancela, M. (2002) Spatial patterns of seed dispersal and seedling recruitment in Corema album (Empetraceae): the importance of unispecialized disperses for regeneration. Journal of Ecology. 90, 775-784.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: