Visita de Estudo ao Parque Natural do Douro Internacional

Sexta-feira, 13 de Maio de 2011, oito alunos da turma de Geologia do 12º ano. quatro alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologias e os professores Jorge Guilherme e Claudio Santos partimos do IEJ às 08h30m rumo ao Parque Natural do Douro Internacional. Começando a barriga a dar horas, fizemos uma paragem num parque de merendas em Vila Nova de Foz Côa. De seguida, partimos em direcção ao Museu do Côa onde, através de uma visita guiada, ficámos a conhecer a histórias das gravuras rupestres da região do Côa. Após uma muito animada visita, seguimos para o Miradouro do Carrascalinho onde observámos a magnífica paisagem e biodiversidade existente no parque, os meandros do rio Douro e fenómenos de meteorização do granito.

Após uma longa viagem, chegámos ao nosso destino: Freixo de Espada à Cinta! No fim dos quartos estarem escolhidos, fomos apreciar a apetitosa comida regional e, de seguida, encontrámo-nos com o professor João Lobão, autóctone da vila. Este conduziu-nos numa visita guiada à vila manuelina e aos principais marcos turísticos, culminando numa noite muito alegre com o professor Claúdio Santos…

Recuperados da noite, e com o pequeno-almoço tomado, partimos em direcção ao Rio Douro, onde tivemos oportunidade de fazer um passeio turístico de barco observando as margens portuguesa e espanhola. De seguida visitámos a calçada romana de Alpajares e fizemos um enquadramento geológico da região com paragens em alguns afloramentos e miradouros. Almoçámos no Miradouro do Penedo Durão e descemos em direcção à ponte e calçada de St.ª Ana, onde tivemos uma tarde espectacular no rio e, onde, por “mistério”, os nossos pertences foram parar à água.  De regresso à hospedaria e depois do jantar, disfrutámos de uma boa noite pela Vila de Freixo de Espada à Cinta.

Na manhã de Domingo, arrumámos a bagagem e rumámos a casa, com algumas paragens para levar uma recordação e alguns doces regionais. Após uma paragem no McDonalds, regressámos ao quotidiano de estudante.

Este slideshow necessita de JavaScript.