Nódulos de Cherte. Estratigrafia e génese de amostras do Museu Municipal de Porto de Mós.

Guilherme, J.; Adubeiro, F.; Costa, V.

Numa visita ao Museu Municipal de Porto de Mós observámos uma rocha sedimentar de aspecto “cerebral” (Figura 4), semelhante a outras encontradas numa saída de campo (Figura 3,5,6,7)ao Maciço Calcário Estremenho, o que nos despertou a curiosidade para o estudo deste fenómeno geológico.
A amostra do Museu Municipal de Porto de Mós é classificada como sendo um granito proveniente da região de Santo Tirso. Hipótese colocada, desde logo, de parte por nós.
A amostra que recolhemos localizava-se no Maciço Calcário Estremenho, perto da localidade de Telhados Grandes (Figura 1), freguesia de S. Bento, na zona do Planalto de Santo António, e enquadra-se estratigraficamente nas margas e calcários margosos de Zambujal (Figura 2), do Jurássico Médio (Aaleniano inferior – Bajociano inferior). Os exemplares encontrados são conhecidos vulgarmente por “concreções cerebróides”. Estas rochas são resultantes da substituição de carbonatos da rocha sedimentar já existente por cristais de calcedónia, oriundos da circulação de fluidos ricos em sílica e dando origem aos nódulos de cherte (do inglês silex).
A unidade Zambujal é formada fundamentalmente por calcários com alguma proporção de material quartzoso e argiloso. É de salientar que os nódulos de sílica foram identificados nos últimos 20 m da série, constituindo por isso um nível estratigráfico de referência.

Concluímos, portanto, que os exemplares encontrados no Museu Municipal de Porto de Mós se encontram mal classificados. Pelas razões apresentadas, os exemplares são nódulos de cherte e a proveniência será, provavelmente, da região, em concreto de locais em que afloram os 20 metros superiores da unidade, onde está registada a ocorrência frequente destes nódulos.

Bibliografia:

http://e-geo.ineti.pt/bds/lexico_geologico/termo.aspx?termo=n%F3dulos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: