Fósseis de estromatólitos de São Pedro de Moel

Os estromatólitos são estruturas de bio-ordenação, ou seja, estruturas etológicas que representam uma ordenação do sedimento, geralmente em lâminas ou estratos, produzidas por actividades biológicas. Estas estruturas são formadas pela união e aprisionamento de sedimentos, através da precipitação do carbonato de cálcio, por actividade de cianobactérias. Contudo podem apresentar fragmentos de conchas de  bivalves e gastrópodes cimentados com calcite. A sua estrutura interna apresenta lâminas irregulares convexas de 3 a 5 mm de espessura, composto por fragmentos angulares de concha, grãos de areia fina, silte, argila, carbonatos, etc.

Os estromatólitos são importantes do ponto de vista evolutivo, pois são frequentemente objectos de discussão a respeito da origem da Terra. A descoberta de estruturas contemporâneas, que se assemelham aos estromatólitos pretéritos, fornece a oportunidade de investigar o relacionamento entre as comunidades microbianas modernas e o ambiente, além de desvendar se os estromatólitos recentes são análogos aos antigos, possibilitando a melhor compreensão destas estruturas e dos paleoambientes. Os mais antigos registos de estromatólitos têm cerca de 3 mil milhões de anos.

A presença destes fósseis na Praia Velha em São Pedro de Moel, indica-nos um ambiente marinho de baixa profundidade, durante o Jurássico Inferior.

Bibliografia

Silva, C. M. (2008) A evolução dos invertebrados, a (paleo)biodiversidade e a geodiversidade.
Silva e Silva, L. H.; Iespa, A. A. C; Iespa, C. M. D. 2008 Composição dos Estromatólitos Estratiformes da Lagoa Salgada, Rio de Janeiro, Brasil; Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ

Textos:

Rute Silva, Rita Mendes e Tânia Marques

Revisão:

Jorge Miguel Guilherme

Fotos:

Jorge Miguel Guilherme

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: